loading…

Currículo

Vigliecca & Associados (V&A) é uma empresa de arquitetura e urbanismo que atua em quatro principais áreas: Estudos para PPPs e Concessões Urbanas (Propostas de Manifestações de Interesse Privado-MIP e Procedimentos de Manifestação de Interesse-PMI); Planos e Projetos Urbanos; Edifícios Esportivos e Institucionais (arenas multiuso, complexos esportivos e equipamentos culturais e educacionais); e Habitação (edifícios residenciais, habitação de interesse social e reurbanização de favelas).

Projetos recentes de destaque: MIP Salvador (2014), plano urbanístico para as áreas de Itapagipe, Centro Antigo e Orla Atlântica, em Salvador (BA); PMI Arco Tietê (2013), estudos de caráter conceitual e propositivo de área de 6.000ha em São Paulo (SP); Operação Urbana Consorciada Mooca-Vila Carioca – Bairros do Tamanduateí (2013), estudos integrados urbanísticos de área de 1.600ha em São Paulo (SP); Operação Urbana Consorciada Tietê II (2010), reurbanização e requalificação do vale central de Osasco (SP); Arena Castelão (2012), Fortaleza (CE), um dos estádios da Copa do Mundo 2014; Parque Olímpico de Deodoro (2016), Rio de Janeiro (RJ), maior região olímpica da RIO2016; Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2015), em São Carlos (SP), edifício educacional pioneiro; Parque Novo Santo Amaro V (2012), em São Paulo (SP), referência em habitação de interesse social; Morro dos Macacos/Parque Vila Isabel (Morar Carioca) e Perímetro do Morro do S4 (Renova SP).

Fundada em 1996 em São Paulo, é composta pelos sócios-fundadores Héctor Vigliecca e Luciene Quel e os associados Paulo Serra (Diretor Administrativo), Ronald Werner (Gestor de Projetos Esportivos e Projetos de Edifícios de Alta Complexidade), Neli Shimizu (Gestora de Projetos de Habitação Social e Reurbanização de Favelas) e Caroline Bertoldi (Gestora de Planos e Projetos Urbanos), além de equipe de arquitetos.

Apresenta expressiva participação em concursos nacionais e internacionais, conquistando mais de 50 prêmios, entre eles 1º prêmio por unanimidade no concurso Anexo da Biblioteca Nacional (2014), no Rio de Janeiro (RJ), maior biblioteca da América Latina.

No âmbito internacional, foi finalista nos concursos para o projeto do Grande Museu do Egito (2003), no Cairo, recebendo “Menção Honrosa”, e no concurso para o projeto da Biblioteca Nacional do México (2002), Cidade do México. Também recebeu “Menção Honrosa” no concurso Plan Nueva Alameda Providencia (2015), em Santiago, Chile.

V&A já recebeu numerosos prêmios. Héctor Vigliecca foi indicado ao Mies Van der Rohe (1998), um dos maiores reconhecimentos da arquitetura mundial, pelo projeto do Sesc Nova Iguaçu (RJ), e é um dos autores do Complexo Bulevar Artigas, em Montevidéu, Uruguai, que integrou a exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955-1980 (2015)”, no MoMA, em Nova York, e hoje faz parte de sua coleção permanente. Vigliecca & Associados participou do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014.

Além de empresa de arquitetura, V&A se consolidou como um hub de conhecimento, atendendo a demandas acadêmicas e produzindo livros que retratam suas reflexões e experiência em projetos. Tem três livros bilíngues (português/inglês) publicados: “Hipóteses do Real” (2012), “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo” (2014) e “O Terceiro Território – Habitação Coletiva e Cidade” (2014). Esta obra também foi lançada nos Estados Unidos a convite da Universidade da Flórida e do American Institute of Architects (AIA). Dispõe ainda do livro digital “Projeto Urbano: Alameda Providencia, Chile” (2015).

Bannersite8d

just a font pre-loader...