loading…

Estádio de Campo Grande

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

A implantação do estádio é privilegiada dentro da cidade, situada dentro do próprio campus universitário local e próxima a áreas de proteção ambiental. Seu entorno imediato é formado por uma área urbana em processo de consolidação e com possibilidades de crescimento e transformação, e ainda é servido por vias de comunicação estrutural e transporte público. O estádio também fica próximo ao aeroporto da cidade, a hotéis e centros comerciais.

O projeto do novo estádio e seu entorno está sendo concebido como uma ação integrada que urbanamente identifica e enfatiza esta condição de localização inigualável e ao mesmo tempo cercada por áreas livres e pouco consolidadas, para realizar uma intensa, rápida e segura transformação urbana através do pólo de desenvolvimento que terá o estádio e seus anexos como inequívoca centralidade. Isso tudo preservando a sua vocação inicial como centro de encontro dos estudantes da universidade. Assim como a cidade possui monumentos que formam parte de um acervo cultural internacional, pretendemos que esta transformação torne esta área – e em especial este estádio – num evento arquitetônico de grande valor que venha a se somar como mais um ponto de interesse turístico da cidade.

Do ponto de vista da viabilidade financeira, a opção por um complexo multifuncional se torna obrigatória. Estádio, academias, restaurantes, museus, salas de convenções, centro cultural, comércios e praças estarão concebidos para receber diversos tipos de espetáculos, tanto esportivos como culturais, comunitários e universitários, que reunidos estabelecerão uma animação permanente no local.

A geometria do estádio foi determinada principalmente pela proximidade dos espectadores à arena do espetáculo, única maneira de estabelecer uma sinergia emocional simultaneamente às condições de máxima segurança dos usuários.

O novo estádio modifica e acrescenta elementos com o intuito de atribuir uma imagem renovada de modernidade e identidade, mas respeita e estimula a leitura do projeto anterior. Estabelece uma única cobertura para todos os espectadores, que oferece ventilação e insolação adequadas para a conservação do gramado e para o conforto dos espectadores. A extremidade da cobertura é translúcida, evitando a linha de sombra que atrapalha o conforto e as condições técnicas das transmissões de televisão.

O fechamento externo que configura as fachadas do estádio é proposto através da utilização de brises de madeira apenas serrada em acabamento bruto. Desta maneira temos áreas ventiladas e sombreadas com um material de baixa inércia térmica.

Foram descartadas todas as soluções de escada de movimento circular e claramente identificadas as suas localizações. Todas as escadas do estádio possuem uma geometria reta sem inversão de sentido, permitindo maior rapidez no escoamento, assim como maior segurança para os usuários.

Local:
Campo Grande, MS

Data:
2009

Cliente:
Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC

just a font pre-loader...