loading…

Reurbanização do Complexo Paraisópolis

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

Uma das maiores favelas de São Paulo, Paraisópolis está implantada em uma topografia com declividades que chegam a 35%, com a presença de vários córregos abertos e população de 80.000 habitantes.

O projeto propõe a remoção total das habitações assentadas nos fundos dos vales – áreas com maior dificuldade de intervenção, riscos de desabamentos e inundações – e em altas declividades, acentuando a leitura da geografia e transformando-se em eixos urbanos visíveis do conjunto, gerando áreas verdes com equipamentos de lazer.

Novos blocos de habitação, em contraposição às curvas de nível, permitem uma alta densidade com até oito andares através de dois acessos em níveis diferentes, portanto, sem a necessidade de elevadores. Essas habitações devem restituir à população removida os laços sociais existentes agora sobre espaços urbanos de nova identidade.

Os acessos às áreas verdes dos vales estão previstos através de escadas e pátios que dividem os blocos propostos e que atuariam como contenções das altas declividades desses setores de ocupação.

Os conjuntos de habitação propostos geram uma nova ordem urbana originando mais um bairro peculiar ao tecido da cidade.
As ações representam 15% de remoções de domicílios, o equivalente e 3.000 novas habitações.

Este projeto obteve o prêmio de “Melhor Projeto de Intervenção Urbana” (2005-2006) concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), São Paulo.

Local:
São Paulo, São Paulo

Data:
2004-2005

Cliente:
Prefeitura Municipal de São Paulo

Área de intervenção:
1.051.504,9 m²

Unidades habitacionais:
3.000 unidades

Densidade do entorno:
123,3 hab/ha

Densidade do projeto:
2.240 hab/ha

Consórcio:
Hagaplan – Sondotécnica

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ruben Otero, Ronald Werner, Neli Shimizu, Lilian Hun, Thaísa Fróes, Ana Carolina Penna, Rodrigo Munhoz, Gabriel Farias, Manuela Cabral, Ursula Troncoso, Paulo Serra, Luci Maie

just a font pre-loader...