loading…

Urbanização de Heliópolis Gleba A

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

Primeiro projeto do Vigliecca & Associados em Heliópolis, maior favela de São Paulo com 125 mil habitantes. O objetivo essencial desse projeto é propor o entendimento de que habitação de interesse social não é um problema de quantidade, de custo ou tecnologia. O objetivo essencial é a construção da cidade.

Isso implica inserir esses empreendimentos na trama ativa da cidade de maneira que o indivíduo que se estabelece nesta área se insira na rede estrutural da cidade.
O projeto propõe uma inter-relação hierárquica de ruas locais ligadas às estruturadoras. Estas, por sua vez, às estruturadoras regionais e, em coincidência com as intersecções, através dos pontos de transporte coletivo, formando uma rede.
Portanto, estamos cientes e convencidos de que integrar um novo projeto urbano no sistema existente é essencial para conseguir os sucessos espaciais, econômicos e sociais.

A metodologia que utilizamos para obter as diretrizes de arquitetura é a de definir uma hipótese de cidade para uma área especifica que não se baseia na imposição de um modelo pré-estabelecido e sim na geração de modelo próprio gerado sobre a observação e cultura que o próprio local nos ensina.

A proposta das novas construções interpreta ponderadamente este legado cultural, estabelecendo novos parâmetros básicos que definimos como arquitetura solidária e urbanamente ativa. Solidária porque respeita os vizinhos dos setores de construções já consolidados; urbanamente ativa porque tende a qualificar e dar identidade apropriada e clara a cada setor de intervenção.

Local:
São Paulo, SP

Data:
2004

Cliente:
Prefeitura Municipal de São Paulo

Área de intervenção:
43.240 m²

Área construída:
31.854,5 m²

Unidades habitacionais:
537 unidades, 4 tipologias, 48 a 62 m²

Densidade do entorno:
174,5 hab/ha

Densidade do projeto:
716,5 hab/ha

Consórcio:
VIGLIECCA&ASSOC + High Tech Consultants

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ruben Otero, Ronald Werner, Neli Shimizu, Lilian Hun, Thaísa Fróes, Ana Carolina Penna, Gabriel Farias, Paulo Serra, Luci Maie

Engenharias e instalações:
High Tech Consultants

Fotos:
Azul Serra

Bannersite8d

just a font pre-loader...