loading…

Parque Novo Santo Amaro V

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

Mais do que criar moradias para famílias que viviam de forma precária em áreas de risco, sujeita a enchentes e desabamentos, o projeto trouxe melhoria urbana para a comunidade, situada em uma região de mananciais na zona sul de São Paulo, maior cidade da América Latina.

Em vez de criar uma nova realidade para o local, o projeto se insere na paisagem urbana, valorizando seus recursos. O verde, que havia sido extinto devido à ocupação irregular, foi recuperado por meio de um parque linear – eixo central que estrutura o conjunto de intervenções. Ao longo do parque, pontos de atração, como playground, pista de skate e campo de futebol, além da presença do clube e da escola, estimulam a circulação de moradores e o sentimento de identificação com o lugar.

Para ter acesso à escola, as crianças tinham de atravessar um córrego poluído ou caminhar bastante para contornar a quadra. O projeto criou passarelas de conexão entre as centralidades existentes e as implementadas. Os prédios de cinco a sete andares – que comportam 200 unidades habitacionais de várias tipologias, como apartamentos duplex de dois a três dormitórios e opções adaptadas para deficientes físicos – não impedem o fluxo de pedestres já que dispõem de circulação semi-pública.

O córrego, onde o esgoto era despejado, foi canalizado. Uma rua foi projetada sobre ele. Para preservar a identidade dos moradores com o meio ambiente em que vivem, de grande riqueza hídrica, foram criados espelhos d’água. Hoje, a região é abastecida com água de várias nascentes, que foram recuperadas.

Local:
São Paulo, SP

Data:
2009-2012

Cliente:
Prefeitura de São Paulo / Consórcio Mananciais: Construbase + Engeform

Programa:
Program Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê – Programa Mananciais

Área de intervenção:
21.900 m²

Área construída:*
14.674,3 m²

Unidades habitacionais:
201 unidades, 11 tipologias, 52,5 a 76,5 m²

Densidade do entorno:
79 hab/ha

Densidade do projeto:
405,8 hab/ha

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Caroline Bertoldi, Neli Shimizu, Ronald Werner, Bianca Riotto, Thaísa Fróes, Pedro Ichimaru, Kelly Bozzato, Aline Ollertz, Sérgio Faraulo, Paulo Serra, Luci Maie

Gerenciamento:
Consórcio JNS e Hagaplan

Infraestrutura:
MC Engenharia

Fundações:
Berfac Consultoria de Solos e Fundações

Estrutura de concreto:
Camilo Engenharia

Estrutura metálica:
Projeto Alpha
Prometal Engenharia

Instalações elétricas e hidrossanitárias:
Procion Engenharia

just a font pre-loader...