loading…

Renova SP - Morro do S4

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

O Perímetro de Ação Integrada Morro do S4 faz parte dos projetos contratados pela Prefeitura do Município de São Paulo através do Concurso Renova SP. Resultado da remoção de um dos assentamentos do Perímetro Morro do S4, o terreno de projeto encontra-se em ZEIS 1 e será destinado ao reassentamento das famílias provenientes da mesma área.

O edifício proposto oferece 178 novas unidades habitacionais. Aproveitando-se da situação em encosta, é possível atingir até nove pavimentos sem a necessidade de elevadores.

Sua altura e recuos ponderam as volumetrias novas com seu entorno de maneira solidária, formando um alinhamento contínuo que desenha o espaço público das calçadas, evitando áreas residuais. Eliminamos os recuos frontais, portanto a própria edificação define e qualifica os espaços públicos.

Como a lâmina contínua da edificação contorna os limites do lote, estabelecem-se na parte central os pátios condominiais onde as áreas de lazer se organizam em patamares que se acomodam na geografia do terreno. Os corredores de circulação para acesso às unidades, bem como as escadas abertas abrem-se para os pátios, de modo que estes estarão sempre sob o olhar dos próprios moradores, exercendo um cuidado social sobre essas áreas.

Local:
São Paulo, São Paulo

Data:
2011-em andamento

Cliente:
Prefeitura Municipal de São Paulo

Área de intervenção:
537.677,8 m²

Área construída:
134.199,8 m²

Unidades habitacionais:
1.989 unidades, 2 tipologias, 53,2 m²

Densidade do entorno
198 hab/ha

Densidade do projeto:
147,8 hab/ha

Concurso:
Concurso Nacional, 1º Prêmio

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Hector Vigliecca, Luciene Quel, Neli Shimizu, Ronald Werner, Caroline Bertoldi, Bianca Riotto, Beatriz Botti, Camila Argento, Jéssica D’Elias, Julia Risi, Mayara Rocha, Mariana Pugliesi, Clarice Serra, Paulo Serra, Luci Maie

Diagnóstico:
Margareth Uemura

Infraestructura:
Planorte e Coger

Estrutura:
Gerson Camilo da Silva

Bannersite8d

just a font pre-loader...