loading…

Urbanização de Heliópolis Gleba H

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

Heliópolis – Gleba H / Residencial Sílvio Baccarelli

Este projeto de urbanismo e habitação realizado em Heliópolis, das maiores favelas do Brasil localizada na zona sul de São Paulo, é o segundo do escritório do Vigliecca & Associados no local. O primeiro, realizado na gleba A, foi concluído em 2012 e acabou servindo de parâmetro aos moradores quando surgiu a oportunidade de um novo conjunto habitacional na região, desta vez na gleba H, que solicitaram habitação nos moldes dos edifícios da Gleba A.

O maior desafio deste projeto foi integrar novos edifícios a um antigo conjunto habitacional da COHAB, cujo projeto incompleto – de nove prédios, apenas cinco foram construídos, três ficaram inacabados e um foi destruído pelo fogo – gerou um espaço irregular vazio que foi ocupado por barracos.

A proposta era organizar e dar forma aos espaços vazios deixados entre os prédios, onde moradores viviam de forma precária e insalubre, com novos edifícios, migrando os moradores dos barracos para os apartamentos, criando espaços públicos e áreas de lazer. Além disso, reurbanizar a área e fornecer uma articulação entre pedestres e veículos, área pública e área privada.

Após a demolição dos prédios construídos parcialmente e danificados e a remoção dos barracos, foi realizada a requalificação do espaço. Criou-se um sistema viário interno, onde não há guias nem sarjetas, reforçando a ideia de unidade. A drenagem superficial se dá no eixo da rua, e as novas unidades habitacionais estão integradas com os blocos existentes. Também foi criada uma área de lazer, com playground, praça e uma quadra poliesportiva, instalados equipamentos de iluminação (postes para iluminação da quadra e da praça) e realizada arborização.

Optou-se por edifícios baixos, de diversas tipologias, de no máximo cinco andares, a fim de gerar uma relação amigável com os pré-existentes e a vizinhança. Ao todo, foram criadas 200 unidades, de 50 metros quadrados e dois dormitórios cada.

Local:
São Paulo (SP)

Data:
2013

Cliente:
Prefeitura Municipal de São Paulo / SEHAB

Área de intervenção:
11.466 m²

Área construída:
13.950 m²

Unidades habitacionais:
200 unidades, 3 tipologias, 41 a 54 m²

Densidade do entorno:
174,5 hab/ha

Densidade do projeto:
716,5 hab/ha

Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Neli Shimizu, Ronald Werner, Caroline Bertoldi, Kelly Bozzato, Pedro Ichimaru, Bianca Riotto, Paulo Serra e Luci Maie

Gerenciamento:
Consórcio Domus

Fundações:
Geobrax

Contratante:
Consórcio Urbanizar (Construbase e Engeform)

Apartamento decorado:
Consórcio Urbanizar

Foto do apartamento decorado
Prefeitura Municipal de São Paulo / SEHAB

Bannersite8d

just a font pre-loader...