loading…

Estádio de Canoagem de Deodoro

Ico-arrow_left Ico-arrow_right    

O estádio Olímpico de Canoagem Slalom de Deodoro é considerado a estrutura mais complexa construída para os Jogos Rio 2016 e uma das oportunidades de legado olímpico mais acessíveis ao público criadas até hoje. O projeto teve como objetivo criar um dos melhores canais de competição de canoagem slalom do mundo. Também se concentrou em ser econômico para operar para gerar um legado vibrante e sustentável. É a primeira instalação de águas bravas totalmente auto-suficiente no Brasil, bem como toda a América Central e do Sul, abrindo a porta para um desenvolvimento esportivo de alto nível significativo para uma região anteriormente sub-suportada.

O local escolhido faz parte do Parque Olímpico de Deodoro, que hospedou ao todo 15 diferentes esportes olímpicos e paraolímpicos e representou o maior complexo do Rio 2016 em extensão. O Parque de Deodoro está todo situado em propriedades militares, que também foram usadas no passado para os Jogos Panamericanos e Militares Mundiais. O Vigliecca & Associados foi responsável pelo projeto geral do complexo Deodoro, dentro do qual 490.000m2 foram repassados para a cidade do Rio de Janeiro para estabelecer o segundo maior parque urbano do Rio de Janeiro em legado. O local desfruta de um dos panoramas mais impressionantes da Rio 2016 e está localizado em um terreno com um visual bastante aberto, gerando um efeito de anfiteatro natural com uma inclinação bastante íngreme de um lado, contrabalançado por um impressionante cenário visual no lado oposto, com muitas vistas das paisagens urbanas e de silhuetas montanhosas do Rio de Janeiro. Arquitetonicamente, as curvas elegantes se moldam ao terreno, gerando um design que se mistura quase perfeitamente ao terreno complementando com grande naturalidade o espaço natural circundante.

Ao contextualizar a instalação do equipamento no lote de 490.000 m2, primeiro analisamos a melhor forma de aproveitar a difícil topografia do terreno, combinando os gradientes necessários o mais próximo possível com a inclinação natural da terra. A maior parte da instalação foi instalada na área com menor inclinação para equilibrar os trabalhos de terraplanagem necessários. Foram previstas também para a Olimpíada 8.000 assentos em arquibancadas temporárias que se adaptam à inclinação natural do terreno. No legado, essa inclinação funcionará como “arquibancada natural” do parque.

Como um sistema hidráulico de recirculação, o Estádio de Canoagem Slalom de Deodoro tira água de um reservatório de abastecimento (lago) proposto e entrega-o a uma bacia de partida para qualquer um dos dois canais de águas bravas operados independentemente. A água das bacias de partida desce os canais por gravidade, guiada por uma série de obstáculos ajustáveis modulares que criam as características individuais da água brava (por exemplo calhas, ondas, tampões, redemoinhos) e, finalmente, retorna novamente ao lago de abastecimento.

Nos momentos em que não estiver operando para esportes de competição, a instalação de águas bravas com dois canais oferece amplas opções de atividade para toda a variedade de esportes a remo e recreativos. Foram planejados programas de ensino e para principiantes no canal de treinamento e no lago, enquanto o canal de competição é apropriado para os remadores mais experientes, bem como descidas de rafting guiadas que podem atender até mesmo aos que não têm experiência que estão querendo ter a mesma emoção e adrenalina das mesmas corredeiras de água bravas utilizadas pelos atletas olímpicos.

Localizado em uma das áreas com a maior população jovem da cidade do Rio, prevê-se que o local proporcionará novas oportunidades para que muitos jovens se envolvam em atividades orientadas para atividades positivas.

No modo legado, o lago também funciona como uma área recreativa de acesso público. Estruturas de segurança e plataformas flutuantes são facilmente montadas no lago para permitir estas utilizações públicas adjacentes às áreas técnicas esportivas. O sistema de tratamento e filtragem de água do lago tem a maior capacidade e é o melhor sistema para filtrar a água já instalado até hoje em qualquer equipamento de águas bravas. Ele foi projetado para conseguir um padrão de qualidade de água muito alto, especificamente para acomodar o uso público como área de recreação e de natação na operação pós-jogos.

Local:
Rio de Janeiro, RJ

Cliente:
Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério dos Esportes

Concurso:
Concorrência pública, 1º Lugar

Prêmio de melhor equipamento esportivo especializado do mundo 2016/2017 pelo IAKS/COI

Início do projeto:
agosto 2013

Término da obra:
dez 2015

Capacidade total de público:
8.000

Área construída:
37.000 m²

Bannersite8d

just a font pre-loader...